Pesquisa realizada no Reino Unido solicita que o governo do país inclua 04 novos sintomas à lista que orienta os pedidos de exame diagnóstico para covid-19, pois pesquisadores consideram 07 os principais sintomas da doença.
Além daqueles que muitos já conhecem, e que ao longo desses quase 12 meses de pandemia ouvimos muito falar por aí que se restringem basicamente em tosse, febre e perda de paladar e/ou olfato, a ideia é acrescentar fadiga, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia à lista.
Ao ampliar o quadro de sintomas, seriam identificados 40% mais casos da doença, dizem os autores da proposta, que estão à frente de um amplo estudo de sintomas da covid-19 feito em parceria com a universidade King’s College London.
As autoridades de saúde, entretanto, temem que um aumento no número de testes possa sobrecarregar ainda mais o sistema da saúde e causar ainda mais pânico.
Esta mesma equipe da pesquisa citada esteve entre as primeiras a identificar a perda de olfato e paladar como um dos sintomas da covid-19 e isso foi possível graças ao volume de informações cadastradas no aplicativo Zoe, que lideram, onde britânicos com sintomas da doença compartilham o que estão sentindo e, posteriormente, se tiveram diagnóstico positivo ou negativo para a doença.
Os sete principais sintomas foram filtrados a partir dos dados fornecidos por 120 mil adultos no app. Do total, 1,2 mil foram efetivamente diagnosticados com a doença.
Para eles, a mensagem deveria ser clara: ‘Se você não estiver se sentindo bem, isso pode ser covid e você deveria ser testado’, assim evitando maior propagação da doença por aí.